Contagem regressiva

0 Days
9 Hours
59 Minutes
59 Seconds

Um pouquinho da história de nossa amada Planaltina-Go

As primeiras penetrações na região de Planaltina foram feitas por Bandeirantes Paulistas a procura de ouro. Tornou-se Distrito pertencente ao Município de Formosa. Em virtude passou a pertencer ao Município de Santa Luzia (atual Luziânia) sendo mais tarde incorporando ao de Formosa. Tornou-se município, desmembrando-se de Formosa.

A comarca de Planaltina foi criada pelo art. 8º do ato das Disposições Transitórias, com o termo da Comarca de Formosa. Parte de seu território foi declarado de utilidade pública e conveniência ao interesse social a área destinada à localização da nova capital do Brasil. Foi efetivada a desapropriação prevista, ficando o Poder Executivo autorizado a efetivar, a desapropriação dos bens compreendidos dentro do perímetro estabelecido, inclusive aqueles de domínio municipal, considerados necessários a execução do planejamento da Nova Capital da República.

Em 18/12/1958, A sede da Comarca de Planaltina foi transferida, provisoriamente, para a Vila de São Gabriel de Goiás, situada no Município de Planaltina, elevada a categoria de Cidade. Ficaram, igualmente, transferida para a cidade de São Gabriel a Coletoria Estadual, a Promotoria de Justiça, o Grupo Escolar da antiga sede do Município de Planaltina, a Delegacia de Polícia, todos os seus, destacamento, a cadeia Pública, e os demais serviços Estaduais localizados na área incorporados ao novo Distrito Federal.

Vale ressaltar, que o Município de Planaltina cedeu ao Distrito Federal parte de seu território e sua sede estruturada, não tendo, no entanto, recebido do Governo Federal ou Estadual qualquer indenização dos bens cedidos para a formação da Capital Federal, sacrificando intensivamente o Município desde então, até os dias atuais, pois vem sofrendo problemas graves em sua estrutura principalmente na esfera social. O Município é servido por rodovias federais e pelas Goiás 230 e 118. É grande produtor leiteiro, destacando-se como um dos maiores fornecedores do Distrito Federal. Planaltina, que dispõe de moinho de calcário e reservas de manganês e ametista, também é grande produtor de soja, arroz, milho e feijão. Planaltina dista 265 quilômetros de Goiânia e 55 de Brasília.